Código de ética
O desempenho da @Patrimono em suas ações e na interação com seu público reflete nossa identidade ética e cultural, e principalmente nosso manifesto de valores.
Confira abaixo as diretrizes éticas aplicáveis a colaboradores, administradores e sócios da @Patrimono, estruturadas em três capítulos: “regras de conduta”, “confidencialidade e política de segurança das informações” e “conflito de interesses”.
1) REGRAS DE CONDUTA
Este código oferece orientação aos colaboradores, administradores e sócios, quanto às suas responsabilidades éticas e legais básicas. Sempre que estiverem em dúvida, os colaboradores podem e devem contatar a direção da @Patrimono. As violações às normas da @Patrimono constituem motivo suficiente para a aplicação de procedimentos disciplinares e legais.
Como condição de contratação os colaboradores se comprometem a:
a) cumprir rigorosamente a legislação vigente no país e no local onde realizam suas atividades, com honestidade e moralidade;
b) fazer a gestão e planejamento estratégico dos riscos envolvidos em seus negócios;
c) evitar posturas impróprias (atitudes de ofensa, agressão, intimidação, assédio ou favorecimentos pessoais);
d) ninguém, independentemente do nível ou posição, está autorizado a solicitar que um profissional cometa ato ilegal ou que contrarie o estabelecido neste código. Nenhum profissional pode justificar uma conduta imprópria ou ilegal amparando-se em uma ordem superior;
e) tomar o mais absoluto cuidado com o tratamento de informações não públicas dos clientes, comprometendo-se a utilizá-las para os estritos fins profissionais e no aconselhamento de seus clientes, sem divulgá-las a qualquer pessoa, mesmo a outro funcionário ou colaborador.
2) CONFIDENCIALIDADE E POLÍTICA DE SEGURANÇA DAS INFORMAÇÕES
As informações que não sejam de domínio público e que tenham sido obtidas pelo fato do colaborador trabalhar na @Patrimono não podem ser usadas para auferir ganhos pessoais ou de qualquer outra pessoa que esteja associada de alguma forma a este colaborador.
Os profissionais não poderão utilizar e/ou divulgar qualquer informação de qualquer cliente, seja a que título for, incluindo em benefício da @Patrimono. Os profissionais que, por sua atividade, tenham acesso aos dados de clientes, comprometem-se a mantê-los sob a mais estrita confidencialidade.
É responsabilidade da @Patrimono e de todos os seus colaboradores executar os meios de segurança suficientes para proteger a informação reservada e confidencial, em especial as diretrizes e princípios derivados direta ou indiretamente da Lei Geral de Proteção de Dados (Lei Federal nº 13.709, de 14 de agosto de 2018).
3) CONFLITO DE INTERESSES
Os colaboradores devem evitar toda e qualquer situação que possa implicar um conflito entre seus interesses pessoais e os da @Patrimono e/ou de seus clientes.
Todo colaborador tem a obrigação de informar a sua liderança, de forma imediata, integral e por escrito, sobre qualquer situação que possa implicar conflito de interesses, como por exemplo:
a) envolver-se de forma pessoal em negócios de natureza e/ou impactos relevantes, dos quais a @Patrimono e/ou seus clientes sejam parte;
b) negociar ou formalizar contratos em nome da @Patrimono com pessoas físicas ou jurídicas que tenham qualquer grau de parentesco por consangüinidade ou afetividade, com qualquer colaborador ou funcionário da @Patrimono, incluindo-se cargos de direção, sócios ou administradores;
c) deixar de informar à @Patrimono a existência de parentesco em qualquer grau com pessoa ligada à concorrência ou a clientes atuais ou potenciais;
d) ser acionista relevante, sócio, administrador e/ou conselheiro concorrente, direto ou indireto, da @Patrimono; e
e) utilizar os conhecimentos técnicos e/ou informações particulares de quaisquer dos clientes da @Patrimono para fins particulares.
Os colaboradores devem cumprir integralmente o disposto neste código de ética. Cabe aos administradores assegurar que suas equipes sejam treinadas no conteúdo deste código de ética.
Os administradores têm a responsabilidade primária de aplicar o código e garantir que os procedimentos e a comunicação são suficientes para garantir a conformidade com seus princípios. Anualmente, os administradores devem revisar e atualizar o código.
Os administradores são responsáveis por zelar para que as estratégias relacionadas a este código sejam cumpridas, bem como recomendar ações para a divulgação e para o comprometimento interno dos preceitos éticos que o regem, preservando o sigilo sobre todas as informações recebidas e a fonte geradora da informação.
A @Patrimono contratará apenas profissionais com ilibada reputação. Por ocasião de sua contratação, o colaborador receberá uma via do presente código de ética, devendo atestar por escrito ter lido e compreendido todos os seus termos e condições, obrigando-se a cumprir e respeitar fielmente este código de ética.
Quaisquer dúvidas podem ser dirimidas por meio do e-mail suporte@patrimono.com.br. Toda informação, bem como qualquer documentos relacionado ao procedimento de
fiscalização e apuração da infração ética no cumprimento deste código, tem caráter confidencial e constitui propriedade exclusiva da @Patrimono.
Os administradores da @Patrimono decidirão e aplicarão medidas disciplinares cabíveis, quando identificarem que um profissional da @Patrimono realizou atividades contrárias ao presente código, estando este sujeito ao pagamento de multa pecuniária e dispensa por justa causa.
Além do disposto acima, os administradores e/ou colaboradores que atentarem contra ou violarem quaisquer leis, políticas ou procedimentos da @Patrimono com respeito à condução dos negócios estarão sujeitos à ação corretiva, podendo chegar à dispensa por justa causa, e/ou ainda ser submetido a processo judicial civil e criminal pela prática de seus atos.
No caso de descumprimento deste código por qualquer dos administradores, além de sua responsabilização administrativa, civil e criminal, o administrador faltoso poderá ser destituído de sua função.
Este código de ética deve ser amplamente divulgado. Ele estará disponível em meio físico e na forma eletrônica através da rede corporativa para o público interno e estará disponível, ainda, pela internet para o público externo.
Revisado e atualizado em 21 de junho de 2023.
@EquipePatrimono