Quanto custa fazer um testamento?

Proteger seus entes queridos e planejar o futuro da sua família não precisa ser caro nem complexo.

Especialista em direito de família e sucessão, uma das advogadas inscritas na Comissão de Direito de Família da Ordem dos Advogados relata que o testamento é uma opção prática para evitar futuras brigas familiares. “Engana-se em que pensa que é uma alternativa apenas para quem tem grandes patrimônios”, ensina.

Se for feito em cartório, os custos de elaboração podem chegar a R$ 1.700,00 (mil e setecentos reais), a depender do estado em que situado o tabelionato.

Porém é possível fazer um testamento particular, sem a necessidade de comparecer em cartório. Este documento pode ser feito por qualquer pessoa maior de 16 anos (sim, a legislação brasileira permite que o maior de 16, e não de 18 anos, possa livremente cuidar do seu patrimônio através de um testamento). Nada mais justo, afinal: se a pessoa pode votar e exercer seu direito de cidadão a partir dos 16 anos, por que não poderia dispor de seus direitos patrimoniais em testamento?

Se for feito na plataforma @Patrimono, a elaboração do patrimônio fica de 80 a 90% mais barata, quando comparada ao custo do documento em determinados estados do país. Isto porque a Plataforma não possui os custos de selos, tributos, taxas e demais encargos que os cartórios são obrigados por lei a exigir.

E quais os tipos de documento que existem?

Quem deseja organizar a partilha dos seus bens pode optar entre três modalidades diferentes de testamento: o público, o cerrado e o particular.

Os dois primeiros precisam ser registrados em cartório, na presença de testemunhas, sendo que a diferença entre eles é o conhecimento do conteúdo: permitido no público e mantido em segredo no cerrado.

Já o particular não precisa de registro em cartório, bastando a presença de três testemunhas e claro, a observância das regras que a legislação traz.

Em pleno 2023, num contexto cada vez mais dinâmico e imprevisível, faz cada vez menos sentido deixar nosso planejamento familiar e sucessório apenas relegado à “sorte da legislação”.

Se temos a possibilidade e a oportunidade de proteger – de modo prático, seguro e eficaz – nossa família e as pessoas que mais amamos, por que não fazer isto?

Venha conhecer a @Patrimono. A ferramenta prática, segura e com total validade jurídica para a preservação do seu patrimônio. Garanta a tranquilidade da sua família e faça o seu planejamento familiar conosco.

Feito em Junho de 2023 pela @EquipePatrimono.

Rolar para cima